MinC apoia cidades-sede da Copa
Marta Suplicy recebeu secretários de Cultura e coordenadores de GTs das doze localidades
Transformar a cultura brasileira no grande diferencial da Copa do
Mundo de Futebol é o objetivo do Ministério da Cultura para 2014. Para
isso, a ministra Marta Suplicy se reuniu com secretários de Cultura
estaduais e municipais e com coordenadores de Grupos de Trabalho das 12
cidades-sede da Copa de Futebol 2014, na manhã desta quinta-feira (17),
em Brasília.
A equipe do MinC – composta pela secretária-executiva do MinC,
Jeanine Pires, e pela assessora para a Copa do Mundo, Fernanda Hummel, e
pela diretora Renata Monteiro – apresentou as ações para este ano e o
lançamento de editais de conteúdo para 2014, visando à formulação das
agendas culturais das cidades.
“A cooperação com os municípios é imprescindível para podermos
mostrar o Brasil na sua diversidade para o mundo”, declarou a ministra.
As conversas bilaterais com as prefeituras continuarão no encontro
nacional de prefeitos, no final de janeiro, quando será aberta uma
agenda de atendimento com o MinC para a análise da situação específica
de cada cidade.
Diferencial
O objetivo é trazer a cultura brasileira como “o grande diferencial,
fortalecendo a identidade nacional ao organizar uma agenda cultural a
partir do que as cidades estão montando”, explicou a secretária Jeanine,
que anunciou: “ Será o maior festival de cultura brasileira.”
Em
2013, as cidades-sede terão apoio do MinC para a formulação das agendas
culturais que acontecerão durante a Copa do Mundo e a Copa das
Confederações. Já para 2014, o MinC desenvolverá editais de conteúdo
para a realização das apresentações nas cidades que receberão os jogos. A
programação será dividida em quatro pilares: Brasil Audiovisual, Brasil
Criativo, Brasil Diverso e Brasil das Artes.
A programação cultural nas 12 cidades-sede acontecerá em espaços em
parceria com a Fifa, nas Fifa Fan Fest, espaços oficiais de transmissão
de jogos que ficarão próximos aos principais pontos turísticos das
localidades. Praças públicas e parques também serão aproveitados em
atrações nas diversas linguagens culturais mobilizadas a partir da
internet, atividade conhecida como Flash Mob, além de equipamentos
culturais já existentes que servirão de palco para uma programação mais
ampla. A circulação da produção brasileira pelas cinco regiões do país é
outro ponto a ser trabalhado na agenda de Cultura para a Copa.
No próximo mês, acontecerão visitas às cidades-sede para saber quais
projetos estão sendo elaborados e de que maneira o MinC pode apoiá-los
para a inserção na programação cultural da Copa. O legado cultural
também é um dos princípios norteadores das ações realizados em parceria
com o MinC por meio da revitalização de equipamentos e do Legado Museal
que irá qualificar os museus para receber o turista nacional e
estrangeiro.
A ministra ainda lembrou que o trabalho cultural deve ser pensando
além do centro das cidades- sede para chegar também às periferias, de
forma a vislumbrar o cenário cultural do país nos próximos anos. “É
preciso que as programações das cidades sejam elaboradas levando em
conta políticas culturais, como o Vale-Cultura, que estará em pleno
vapor em 2014″, disse.
(Texto: Lara Aliano, Ascom/MinC)
(Fotos: Elisabete Alves, Ascom/MinC)
(Fotos: Elisabete Alves, Ascom/MinC)
Extraída do site: http://www2.cultura.gov.br