A estética da palavra não importa o que importa é o verdadeiro sentido dessas palavras.
Então vamos lá!
Acho que de vez em quando você já se deparou com pessoas que tenha sofrido o preconceito. Ou pessoas que agem preconceituosamente. Mas antes de entrarmos nessa questão vamos entender o significado atribuído a cada uma dessas palavras.
De acordo com o dicionário Aurélio o Preconceito é uma idéia preconcebida, antecipada. É uma suspeita, intolerância, aversão a outras raças e religiões, sem antes conhecer ou entender. O Auto Preconceito é o conceito antecipado de si próprio. Vamos analisar, então, os significados de acordo com os conceitos contidos no Dicionário; se o preconceito é o conceito antecipado de uma determinada situação e o auto preconceito é um conceito de si próprio antecipado. Sendo assim, nada mais é que o preconceito de si próprio, repulsa de si próprio, a não aceitação de si mesmo ou a certeza do que não é certo. Seria então, uma ação instintiva e antecipada de si mesmo para bloquear uma possível ação do preconceito?
Se você considera preconceituosa a expressão “branquela” tão preconceituosa quanto a expressão “negrinha” você já é preconceituoso. Se você considera a expressão negrinha “mais ainda”, você é preconceituoso ao extremo. Quem se sente mais ofendido: a branquela ou a negrinha? Geralmente a negrinha encara a fundo como racismo não é? Geralmente a branquela encara como uma forma carinhosa ou até mesmo elogio. Será então, que estamos entrando na questão do auto preconceito? O mais ofendido será aquele que tem preconceito de si próprio? E, voltando ao início do texto, seria repulsa de si mesmo, a não aceitação de como você é? O preconceito não está na diferença de cor, no homosexualismo, no baixinho, no nerd ou no bobalhão. Apenas é um a questão de escolhas, pois todos esses exemplos citados tem o mesmo potencial pra chegar aonde quiser, ser o que quiser, se inserir aonde quiser. Basta caminhar com ousadia, inteligência, respeito e pudor...ser sensato!
A meu ver, sabe aonde está o maior preconceito? Entre o pobre o e rico! Vejamos porque: aonde o rico vai o pobre pode ir? O pedestal do rico o pobre pode alcançar? Difícil devido a falta de oportunidades. Até esse direito eles tomam de nós! O pobre come da mesma comida rico? Só se trabalhar pra ele! O pobre só entra em festa de rico se for pra fazer a limpeza depois da festa. A má distribuição de renda dita a desigualdade social e eleva o preconceito. Se a menina pobre casar com menino rico foi por interesse. Se o menino rico se interessar por menina pobre ele só quer usa-lá. E se o pobre pensa assim é auto preconceito de ser pobre. O rico é preconceituoso e o pobre tem auto preconceito e, ainda é discriminado. E como diz a música: “e o motivo todo mundo já conhece é que o de cima sobe e o debaixo desce”.......Esse texto por si só já denuncia preconceito!
Então, me ajude a desenvolver melhor esse texto...visite meu blog e deixe um comentário a respeito desse tema.
Obrigada!!!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!