quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Ambiente Familiar versus Ambiente Virtual

Pais presentes, filhos confiantes e perigos distantes.
É partindo dessa premissa que me proponho a resenhar sobre o advento das Redes Sociais que tem ganhado força por conta da abrangência que a internet proporciona. São milhares de computadores interligados mundialmente.Uma forma de viajar pelo mundo sem sair de casa. Um vício que tem levado ao isolamento social.  
Com a queda do orkut e a ascensão do Facebook e Twitter, a internet foi se tornando um ótimo lugar de relacionamento pessoal e corporativo por conta da facilidade de relacionamento gerada pelas novas possibilidades de comunicação. E, dessa forma, essas páginas de relacionamento tem condicionado milhares de pessoas conhecidas e desconhecidas, de diversas faixas etárias e poder aquisitivo, de alta e baixa intelectualidade e de diferentes nacionalidades, vislumbrados pela idéia de publicar seus conteúdos e acompanhar a sua repercussão; além de conversar pelo bate papo, poder ver fotos, vídeos, jogar, curtir, comentar e compartilhar diversos outros conteúdos disponíveis na rede.  

A suscetibilidade das crianças e jovens aos riscos desse novo meio de interação tem enfatizado os pontos negativos do acesso a internet. Portanto, todo o cuidado é pouco quando se trata das Redes Sociais . Entretanto, os pais podem e devem monitorar, frequentemente, o comportamento de seus filhos na internet. De acordo com as orientações de especialistas, para diminuir os riscos, alguns cuidados na hora de publicar conteúdos nessa grande rede de relacionamento, serão pontuados nos ressaltos a seguir. 
- Primeiramente os Pais tem que entrar nesse mundo virtual para poder  monitorar o comportamento de seus filhos de forma mais eficaz. É obrigação dos Pais verificar no histórico do computador os sites que estão sendo acessados e bloquear sites específicos nas configurações. Não devemos esquecer dos aparelhos móveis, celulares, tablets, not e netbooks que são os mais perigosos por serem equipamentos móveis, dificultando o controle dos Pais . Tudo deve ser feito com muito bom senso, respeitando sempre a particularidade dos filhos. 
- Devem criar perfis nas redes sociais junto com os filhos para conhecer as senhas e monitorar com quem estão conversando para perceber os riscos eminentes. Os convites de estranhos também devem ser avaliados com a ajuda dos Pais, de preferencia que sejam aceitos somente perfis de conhecidos reias, para evitar possivel ação de assédio dos pedófilos que se disfarçam em perfis duvidosos, tentando se conectar com crianças e adolescentes através das redes sociais.
Com outra idade e características, o aliciador finge ser uma pessoa que não é, faz amizade, mostra confiança e por último tenta marcar encontros. Lembrando também que o pedófilo está nas melhores famílias e mais perto do que se possa imaginar.
- Atualmente os Pais estão mais ausentes diante da correria do dia-a-dia, o que tem dificultado todo esse acompanhamento e tem deixado os jovens mais suscetíveis aos riscos. Por isso é nescessário deixar seus filhos bem esclarecidos sobre os perigos, principalmente, quanto ao uso do bate papo, orientando-os a adicionar em seus perfis apenas quem eles conhecem, não aceitar conversas de pessoas desconhecidas e não dar evasão a palavras ousadas, obcenas, ou que denunciam segundos interesses.
- Nada de publicar conteúdos muito particulares ou pessoais, algo que talvez não seja de interesse de alguém ou seria inconviniente, impróprio (fotos muito intimas chamam atenção de aliciadores, divulgar lugares aonde vai ou está, o bairro aonde mora, hora em que fica sozinho em casa podem chamar atenção de criminosos e são informações essenciais para programar um seqüestro ou assaltos). 
A idéia é reservar-se mesmo, porque nas redes sociais não existe possibilidade de privacidade. Uma sugestão para diminuir os riscos e limitar o acesso a internet é envolver seus filhos em outras atividades que não  sejam no computador e permitir o uso somente quando houver a presença de um responsável supervisionando. 
Sabemos que os adolescentes estão mais aerredios em relação ao diálogo com os Pais, muito menos permitirão o acesso as suas privacidades. Por isso é importante deixá-los consciencientes de que nas redes sociais não existe a idéia de privaciade. Se eles compartilham conteúdos pessoais com estranhos no ambiente virtual, porque não permitir também no ambiente familiar, já que os Pais são aqueles em quem realmente pode-se confiar? O primeiro passo é aceitar o pedido dos Pais para deixar a porta aberta do quarto. No entanto, os Pais devem ter auto controle e bom senso, sabendo exatamente,  o momento de entar nas particularidades dos filhos e como agir.
É necessário muita sabedoria, ética, compreenção e responsabilidade. E, talvez um jovem não tenha toda essa maturidade, por isso ainda esteja vulnerável às malícias mundanas. Daí a importancia do acompanhamento dos Pais, mas é fundamental que ambas as partes estejam bem informados para que possam lidar com o assunto de forma inteligente.
Para compreender melhor essa grande questão, recomenda-se o filme "Confiar" um drama norte-americano, dirigido por David Schwimmerdo, o qual devereia ser o primeiro filme da prateleira a compor o acervo das salas de vídeo das instituições de ensino e ambientes familiares. Confira também o link: http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=105.

 
É dever dos Pais manter seus filhos longe dos perigos da internet e obrigação dos filhos aceitar essa regra, como oportunidades para todos poderem usufruir melhor dos benefícios das novas tecnologias.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Prazer... Assim sou eu...



Se o texto não fosse confuso e meio incoerente... Não me descreveria, certamente!
De aparência morena e singela gosto do sofisticado. Sou exigente, muito crítica, bem comportada e extremamente realista. Minhas atitudes tendem para ético e o perfeccionismo, dentro de uma realidade pós-moderna, mas sem perder o conservadorismo. Atualmente mediando e confrontando duas culturas; entre o comodismo Tucujú e a moleza soteropolitana.
Admiradora da beleza intelectual sou Jornalista por formação em processo de lapidação, comunicadora por apreciação e blogueira por disposição. Desnecessariamente crítica contra a inutilidade sofisticada, alérgica a desinformação e invencível ao bombardeio de informações. Para tanto estou disposta a todo e qualquer conhecimento e idéias, mas enclausurada nos meus princípios, vivenciando somente aquilo que acredito. E por ventura é na auto avaliação que me transformo e me ajusto naquilo que acredito ser bom pra mim. Metamórfica mas não ambulante!
Observadora e imediatamente analítica, mas discreta em meus posicionamentos, prazer sou Ariana nata, parceira também nas horas incertas, levo a vida na filosofia avessa, num estresse meio agridoce. Muito impulsiva e nada cautelosa sou meio imêmore e atrapalhada. Mesmo tentando manter sempre a discrição, sem esperar estão me envolvendo em situações conflitantes.  Essa tendência não é minha é sempre incutida por outrem.
Sou adepta ao silêncio da noite, fã de um bom diálogo e da reunião familiar. Dotada de boas energias canalizadas pelo bom astral, consultora dos meus próprio pensamentos, sou empresária do meu eu. Teísta agnóstica, de um ceticismo metamórfico, sustento as minhas controvérsias, na minha interface virtual intelectual. Acredito em Deus, em algumas pessoas e duvido de quase tudo.
Na minha incoerência mantenho os meus pés firmes no chão e a minha cabeça nos melhores ambientes. Para seu governo o meu estado é independente. Sou senhora das minhas vontades e dona de mim. Não sou manipuladora transmito credibilidade, tenho voz ativa apenas não me concedem a vez, eu tenho sorte só me falta a oportunidade.
Aprendiz e cúmplice da minha periodicidade sou a mulher de fases dos Raimundos, ainda que sensata e gente boa demais. Valorizo as boas amizades e as melhores relações. Aprecio a fé e a liberdade raciocinada. Chegada a boas músicas e boas histórias. Contra todo tipo de fanatismo religioso e político. Contemplo a arte do artista, o criador do autor e a criação da criatura. Designer de minhas próprias artes asseguro a finalidade das minhas criações.
Eu sou assim como a minha imaginação, complicada, meio incoerente, porém busco ser sempre coesiva nas minhas ações. Proponho informações, opiniões, críticas, pensamentos, observações, alertas, elogios, trocas e possibilidades. Não sou preconceituosa, sou realista. E o que penso está dentro da moral e dos bons costumes. Repugno a corrupção, a impunidade, a inércia, as injustiças e o desemprego. Gosto de política, mas tenho aversão a politicagem.
Produtora das minhas caminhadas e editora dos meus pensamentos. Aquela que ama a vida, o lar, a família, os amigos, a beleza intelectual das pessoas e a natureza das coisas. Permaneço quieta no meu canto por não apreciar bajulações, mas trato bem a todos e estimo demasiadamente os que tanto considero. Só não pise no meu calo ou verás a Juma Marruá de Ruy Barbosa. Pantanal telenovela 
Arredia e na aparência como uma índia, descendência portuguesa, cabocla de sangue, de nome Árabe, sou amiga da Paz. Confira! significado do nome selma 
E sob encomenda...Sou simplesmente assim...E isso me basta!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Meu Brasil mais um cantinho teu acordou: O Amapá está nas ruas também!

Meu caro Chico Terra,

Antes de ousar em postar algumas de suas excelentes fotos sobre o Movimento Passe livre no Amapá. Permita-me a honra desta humilde nota.

“Chico a população amapaense precisa de você na TV Amapá, afiliada da Rede Globo, para registrar acontecimentos importantes em nossa Cidade Jóia da Amazônia. Só você para garantir a memória deste fato histórico. Graças a sua preocupação em registrar esse momento de “Despertar dos Amapaenses”, agora também poderemos provar que participamos e estamos solidários à luta nacional contra o desrespeito aos nossos direitos de cidadãos comuns filhos dessa pátria amada chamada Brasil” e compartilhar esse momento com nossos leitores brasileiros e a quem interessar.
Grata! 
" Esta nota repudia a omissão da TV Amapá na cobertura do Movimento Passe Livre no Amapá...Fato que contribui para o Amapá ficar fora do cenário nacional, principalmente, nesse momento de luta histórica tão importante para nós brasileiros!"

Confira álbum completo aqui>>> http://www.flickr.com/photos/26342638@N02/




 













NOTA OFICIAL DO MOVIMENTO ATO PLURAL PELA MELHORIA NOS TRANSPORTES PÚBLICOS NO AMAPÁ 
https://www.facebook.com/AtoTransporteAP

NA QUARTA-FEIRA, AS 19 DE JUNHO, O AMAPÁ VIVEU UM DIA HISTÓRICO. APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS FORAM AS RUAS ROMPER UM ESTIGMA DE QUE O AMAPAENSE É APATICO POLITICAMENTE. PROVAMOS O CONTRÁRIO: O AMAPÁ ACORDOU.
O ATO COMEÇOU AS 16 HORAS E TERMINOU AS 18:30. FOI UMA BELÍSSIMA ATUAÇÃO DO POVO AMAPAENSE DE FORMA PLURAL, APARTIDÁRIA, TODOS JUNTOS PELA MESMA CAUSA: UM BRASIL E UM AMAPÁ MELHOR.
RESSALTAMOS QUE O ATO FOI PACÍFICO DO INÍCIO AO FIM COM A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS, PAIS, MÃES, IDOSOS E TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE.
TUDO O QUE, PORVENTURA, ACONTECEU APÓS O TÉRMINO DO ATO FORAM AÇÕES DE GRUPOS ISOLADOS, 100 PESSOAS, SEGUNDO A POLÍCIA MILITAR. PEDIMOS A POPULAÇÃO QUE VEJA QUE ATOS EXAGERADOS FORAM FEITOS POR UM NÚMERO ÍNFIMO, DE MANEIRA ISOLADA. MINORIA QUE, VALE RESSALTAR, FEZ-SE PRESENTE NÃO APENAS EM MACAPÁ, MAS EM SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, NITERÓI E TANTOS OUTROS.
A POLÍCIA MILITAR TEVE UMA POSTURA CIDADÃ E PACÍFICA ATÉ O FINAL DO ATO, AS 18:30, DANDO SEGURANÇA A TODOS OS PARTICIPANTES. ELES, COMO CIDADÃOS, ENTENDEM A IMPORTÂNCIA DO ATO, POIS SÃO USUÁRIOS DOS MESMOS SERVIÇOS PÚBLICOS QUE A POPULAÇÃO. QUAISQUER ATOS EXAGERADOS DE VIOLÊNCIA DEVERÃO SER APURADOS PELA PRÓPRIA PM.
PEDIMOS TAMBÉM À IMPRENSA QUE FORTALEÇA A CIDADANIA AMAPAENSE DANDO VISIBILIDADE AOS PONTOS POSITIVOS, À PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS E À POSTURA DA POPULAÇÃO EM GERAL.
NOS PRÓXIMOS DIAS LEVAREMOS ÀS AUTORIDADES AS REIVINDICAÇÕES QUE A POPULAÇÃO LEVOU PARA QUE O MOVIMENTO NÃO PARE E PARA QUE A POPULAÇÃO TENHA RESULTADOS.
AS PAUTAS QUE SERÃO LEVADAS
PAUTAS À PREFEITURA:
REDUÇÃO E CONGELAMENTO DA TARIFA MUNICIPAL, NO MÍNIMO ATÉ O FINAL DE 2014.
ESTRUTURA BÁSICA (BANHEIROS, COPAS, ÁGUA E OUTROS SERVIÇOS) NOS TERMINAIS DE FINAL DE LINHA.
FISCALIZAÇÃO DA CATRACA.
FISCALIZAÇÃO PARA O CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO DO ESTATUTO DO IDOSO E DO BENEFÍCIO DA MEIA PASSAGEM PARA ESTUDANTES E DO BENEFÍCIO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS.
AMPLIAÇÃO DO BILHETE ÚNICO PARA TODAS AS LINHAS.
PRAZO DE ATÉ O FIM DO ANO DE 2013 PARA QUE A PREFEITURA REALIZE UM EVENTO AMPLO COM TODA A POPULAÇÃO PARA DEBATER O PASSE-LIVRE, COM A PRESENÇA DA SOCIEDADE, TÉCNICOS E PODER PÚBLICO.
QUE A PREFEITURA SE COMPROMETA EM FIRMAR UMA AGENDA POSITIVA COM TODAS AS CATEGORIAS DO TRANSPORTE PÚBLICO PARA OUVIR SUAS DEMANDAS.

PAUTAS AO GOVERNO:
REDUÇÃO E CONGELAMENTO DA TARIFA INTERMUNICIPAL
PAVIMENTAÇÃO IMEDIATA DAS ESTRADAS ESTADUAIS
FISCALIZAÇÃO PARA O CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO DO ESTATUTO DO IDOSO E DO BENEFÍCIO DA MEIA PASSAGEM PARA ESTUDANTES E O BENEFICIO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS.
QUE O GOVERNO SE COMPROMETA EM FIRMAR UMA AGENDA POSITIVA COM TODAS AS CATEGORIAS DO TRANSPORTE PÚBLICO PARA OUVIR SUAS DEMANDAS.
PRAZO DE ATÉ O FIM DO ANO DE 2013 PARA QUE O GOVERNO REALIZE UM EVENTO AMPLO COM TODA A POPULAÇÃO PARA DEBATER O PASSE-LIVRE, COM A PRESENÇA DA SOCIEDADE, TÉCNICOS E PODER PÚBLICO.




sexta-feira, 7 de junho de 2013

O livre “arbítrio” do tempo e da vida!

O tempo nos dá vida. E a vida nos dá tempo. Então quanto tempo temos para vivê-la? E o que podemos viver com o tempo que temos? A resposta depende de como cada um vive a vida. E o proveito que tiramos dela.
O livre arbítrio é o nosso maior contratempo. O tempo todo vivemos escolhendo o que vamos viver. As possibilidades são inúmeras e nos perdemos no tempo, ou melhor, desperdiçamos o nosso tempo.    
O maior desperdício do “TEMPO" está na busca por nossos anseios. A cobiça em “QUERER” é tão grande que muitas vezes atropelamos e deixamos de alcançar o “SER” que estava a nossa frente.
Percebam que aquele que pouco almeja é o que mais consegue. Será que é porque se vai vivendo as coisas de cada vez... Sem ser pretensioso e menos afoito? Às vezes precisamos ser mais complacentes, ponderados, deixar a vida fluir na sua automaticidade. É viver mais a vida que tudo acontece naturalmente!
Preocupamo-nos tanto com as grandes coisas e as pequenas coisas é que trazem felicidades. Como elas são tão possíveis, não as valorizamos! Talvez seja isso!
Atualmente, as possibilidades que o mundo tecnológico oferece nos faz desperdiçar o tempo e momentos de felicidades proporcionados pelo simples viver a vida.
Quando queremos algo, inúmeras são as possibilidades. Ai surge às indecisões. Ficamos por vezes perdidos vendo o tempo passar e sem sequer chegar a algum lugar.
Quando focamos algo limitamos as nossas possibilidades. Às vezes acertamos e quando isso não acontece, sujeitamo-nos as frustrações, ainda sim existindo de forma feliz e falida.
Hoje o homem está mais crítico, porém sórdido. Muito preocupado e um tanto atribulado.  Intenso, aberto, no entanto coexiste no anonimato e na derrota. Vive feliz na sua infelicidade. Ironia do destino?
Medíocre mesmo é ver o “Poder prosperar sem fazer” e você “querer prosperar sem Poder”. Ainda sim temos que produzir concordando com essa mão-de-obra barata. Como não ficar desvairado com essa dramática e patética situação que nos faz permanecer como meros sonhadores insanos.
Vivemos alienados no consumismo imposto inconscientemente. Nas diretrizes, atitudes e idéias dos outros. Num círculo onde se induz ao pensar de Abelardo Barbosa, a Chacrinha, “Nada se cria tudo se copia” e com a única certeza de que se “Penso, logo existo”, segundo René Descartes. Fato!
Animais pensantes? Tão logo voltando ao conflito do existencialismo de Descartes. Mas para quê raciocinar se vivemos na ignorância e essência de nossa espécie... No instinto selvagem! Essa é a nossa tendência natural.
Vivemos perdidos no mundo das orientações e ainda intransigentes. Sou melhor que tu, você é mais que ele, e nós sempre nada. Ave!
O TUDO que temos logo se resume ao NADA que somos. Apenas SOBREVIVEMOS. E de acordo com nossa moralidade, o que FAZEMOS de bom se perde na imensidão das coisas. Este QUOCIENTE quem sabe se aproveita na filosofia da existência de outras vidas ou vida após a morte, seja como for. E o que nos RESTA é repassar a herança de nossas ascendências para nossos descendentes. Esse é o FATOR principal.
É a matemática explicando tudo!  E embarcando nesse raciocínio lógico me proponho a  enfatizar o tema com a célebre frase do filósofo, cientista e economista Karl Marx, “O homem é produto do meio em que vive”. E fazer um desfecho em alusão ao idealismo de Nicolau Maquiavel, onde explica que “Os fins justificam os meios”, ou seja, “os resultados dependem dos meios que estão sendo utilizados para alcançá-los”. Apesar de muitas pessoas utilizarem essa expressão quando se quer justificar atitudes negativas para alcançar seus objetivos.
E dessa forma “todo mundo no mesmo buraco, e cada um no seu quadrado”!


sexta-feira, 17 de maio de 2013

Nota de Repúdio!

"Jornalista que fala MAL de Jornalista é MAU Jornalista!".  

Frase construída em repúdio a fatos que estão ocorrendo frequentemente nas Redes Sociais e Programas Televisivos que denunciam oponencia e competição destrutiva entre a classe dos Jornalistas Amapaenses. Tais atitudes e comportamentos desmerecem o trabalho e subjugam a capacidade do outro!
Essa desunião tem que acabar ou então a Presidencia do Sindicato dos Jornalistas não terá sucesso em suas lutas sequer pelo Piso Salarial e o Ministério do Trabalho não terá problemas nenhum com as Empresas de Comunicação local.
Enquanto isso têm Jornalista sobrevivendo com o status e um salário mínimo.
A classe tem que se unir e buscar outras possibilidades financeiras em desígno da satisfação profissional para quebrar o mercado "jabazeiro" que se mantém em defesas partidárias e tem gerado tamanho antagonismo entre os Jornalistas.